Theme Preview Rss

Getting Things Done - Parte II (final)





5 Passos do planejamento de projetos


1) Definir propósitos e princípios: Especificar qual é o porquê do projeto, seus objetivos. Isso ajuda a definir o foco, amplia as opções de como atingir o resultado final, alinha resultados, define o sucesso do projeto, cria os critérios de tomadas de decisões e é o ponto de partida da motivação.
Os princípios completam a frase: “Eu darei aos outros total liberdade de executar o projeto desde que eles ...”. Quais as politicas, afirmações e não afirmações serão aplicadas as pessoas da sua equipe? Que comportamento pode debilitar o que eu estou fazendo e como posso evita-lo? Considerando que a finalidade fornece o curso e a direção, os princípios definem os parâmetros de ação e os critérios para o excelente comportamento.


2) Visão dos resultados: Especifica qual é o diagrama do projeto, ou seja o “o que” ao invés do “porque”. Como realmente será este projeto ou situação quando ele realmente “surgir” para o mundo? Quando você foca em alguma coisa isso cria idéias e padrões de pensamento que você não teria de outra forma.
Há uma simples mas profunda definição de como o seu filtro de percepção funciona: Você não tem idéia de como fazer até que você imagine a si mesmo fazendo.


3) Brainstorming: Depois de saber o porquê e o oque, o como é o próximo passo. Quando você visualiza algo que quer fazer automaticamente idéias começam a surgir.
Permita a si mesmo capturar e anotar qualquer idéia que surgir, e somente depois decidir o que fazer com elas.
Não julgue ou critique qualquer idéia, procure por quantidade e não qualidade e deixa a organização e a análise para depois.


4) Organização: Colocar em ordem as idéias coletadas. Os passos chaves são: Identificar quais são relevantes, colocar numa sequencia lógica (priorizar) e detalhar com o grau necessário.


5) Definindo os próximos passos: O estágio final são as decisões sobre alocação e realocação de recursos para garantir a continuidade do projeto. Basicamente decida as próximas ações para cada uma das partes do projeto e decida se é necessário fazer mais algum planejamento.


Até onde planejar um projeto? Até onde você perceber que ele saiu da sua mente. Normalmente as razões para as coisas continuarem circulando no seu pensamento são: os objetivos não foram bem definidos, as próximas ações não foram bem especificas e você não possui lembretes confiáveis.

0 comments:

Post a Comment