Theme Preview Rss

10° Dia - O Amor é incondicional

Providencie o seu livro ou tenha uma forma de consulta, leia o desafio do 10ª Dia na integra e anote as suas conquistas

****************************************************************************************************



Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. - Romanos 5:8


O amor é suas principais faces (definições da Wikipedia):

• O érōs de Eros (ἔρως) significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Entretanto, o Eros não tem que ser de natureza sexual. O Eros pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que o amor de Philos da amizade. Pode também aplicar-se a datar relacionamentos bem como a união. Platão refinada a sua própria definição. Embora o eros seja sentido inicialmente para uma pessoa, com contemplação transforma-se numa apreciação da beleza dentro dessa pessoa.

• A philos de Philia (φιλία), amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado, era um conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui a lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade e a familiaridade. Em textos antigos, a philia denota um tipo de amor global, usado como amor entre a família, entre amigos, um desejo ou a apreciação de uma atividade, bem como entre amantes.

• O agápē de Ágape (ἀγάπη) significa o “amor” no grego moderno atual. O s'agapo do termo significa “eu te amo” em grego. A palavra ” agapo “ vem do vocábulo “amor”. No grego antigo se refere frequentemente a uma afeição mais ampla do que à atração sugerida pelo ” eros “; o agape é usado em textos antigos para designar sentimentos como uma refeição boa, a afeição de uma criança, e os sentimentos não carnais entre os os cônjuges. Pode ser descrito como o sentimento de estar satisfeito ou de se ter em consideração elevada

O desafio de hoje nos apresenta o amor, e diz que os amores Eros e Philos podem ser alteráveis por serem baseados em sentimentos, mas que o amor Agape é superior a estes por ser incondicional. Desde que começamos a nossa jornada o amor sobre o qual temos discorrido é o Agape, o amor que Deus sente pelo homem e o amor escolhido por João ao dizer que Deus é amor. Um amor paciente, bondoso, fiel, racional e verdadeiro.

Se Deus é amor (Ágape) e Jesus disse que veio para revelar o Pai, então ele veio para revelar o amor, e o amor que temos que ter pelos outros incluindo nosso cônjuge. E se estudarmos a vida de Jesus veremos que ele amou as pessoas incondicionalmente, veja o caso de Judas, ele era o tesoureiro dos discípulos, sempre queria que Cristo manifestasse seu poder, mas Jesus insistiu em te-lo ao seu lado, o amou inclusive quando ele tramava matá-lo, ao ponto de lavar seus pés na Santa Ceia, servir e compartilhar com ele o vinho e o pão. Até que Judas saiu e o trocou por 30 moedas de prata. Ainda assim quando Judas voltou e o beijou no rosto, ele não o rejeitou e nem maltratou.

E o seu amor é Agape? Seu cônjuge recebe um amor baseado na decisão de amar sem querer nada em troca? Preste atenção ao que o Autor escreveu: “Se um homem diz à sua esposa, "Eu não lhe amo mais", ele na verdade está dizendo, "Eu nunca lhe amei incondicionalmente desde o início". Seu amor era baseado em sentimentos ou circunstâncias, não em compromisso. É nisso que resulta a construção de um casamento alicerçado no amor pbilos ou eros. Precisa haver no casamento uma fundação mais forte que a amizade ou a atração sexual. O amor incondicional, isto é, o amor ágape, não será governado pelo tempo ou pelas circunstâncias.”


Vamos nos entregar ao amor e semear a paz no nosso lar e no nosso casamento.

************ Desafio de hoje ***********

Faça algo fora do normal para o seu cônjuge - algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais. Lave o carro dela. Limpe a cozinha. Compre a sobremesa favorita dele. Dobre as roupas lavadas. Demonstre amor pela simples alegria de serem parceiros no casamento.

1 comments:

Fatima Angelica Viganó said...

Obrigada mais uma vez

Post a Comment