Theme Preview Rss

15° Dia - O Amor é nobre

Providencie o seu livro ou tenha uma forma de consulta, leia o desafio do 15ª Dia na integra e anote as suas conquistas

****************************************************************************************************


Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida. - (J Pedro 3:7)

O livro nos remete a pensar em honra, eu busquei no dicionário a definição para que possamos ter uma noção mais técnica do significado:
1. conjunto de qualidades morais entre as quais se salientam a honestidade e a retidão
2. sentimento de dignidade
3. boa reputação
4. homenagem a alguém pelas suas boas qualidades ou talento
5. graça, distinção, privilégio
6. motivo de orgulho


Será que você pode dizer que tem entregue tudo isso ao seu marido/esposa?

Honrar alguém é respeitar, é tratar com amor, é ter consideração pela pessoa mesmo quando ela não está presente. A honra ao seu conjuge pode ser demonstrada através de atenção no momento em que ele precisa falar algo, seja um assunto de familia, seja uma angustia pessoal, mesmo que seja algo corriqueiro, pare o que estiver fazendo e dê atenção a pessoa que você escolheu para estar ao seu lado, isso é uma forma de mostrar que ela tem importância na sua vida e que você tem ciência do valor que ela representa para você. É um sentimento muito ruim quando temos algo para compartilhar e tentar conversar e dividir com o nosso parceiro e não recebemos a atenção que merecemos, quantas vezes você proporcionou a sensação de que aquilo que você está fazendo é mais valioso do que aquilo que ele/ela tem para falar ou fazer com você? Hoje é o dia de parar de fazer isso.

O livro nos ensina que a honra vem do sentido de santo, eu pesquisei e encontrei que honra em latim viria de Veneratio que quer dizer respeitar, reverenciar, venerar. Reverenciar realmente me remete a algo santo, puro, mas no sentido do livro não quer dizer imperfeito como temos na mente por causa das raizes religiosas do país, o autor define da seguinte forma: "Santidade significa que ele (a) está separado (a) para um propósito maior - nada que seja comum ou cotidiano, mas especial e único."

Quando você se casou escolheu esta pessoa para estar ao seu lado, separou dos demais, me fez lembrar a frase de Saint-Exupéry, "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" ou quando ele fala da rosa "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante". Então ter um apreço especial pelo seu parceiro, dedicando tempo de qualidade, reservando um carinho especial e os seus melhores sentimentos somente para esta pessoa vai fazer com que você honre ao seu casamento e a pessoa que está ao seu lado.
Se você não tem um apelido carinhoso para usar com seu marido/esposa crie :)
Se deixou de usar, retome
Se parou de andar de mãos dadas não deixe de fazê-lo na próxima oportunidade
Tenha em mente que você deve envolver esse relacionamento com reverencia e cuidado de forma a evidenciar o amor que sente.

Você pode pensar que seu marido/esposa não merece isso, mas então você está sendo guiada pelo rancor e não pelo amor não é verdade? O amor é diferente de mágoa, de revanche, de toma lá dá cá. No livro temos: " O amor honra mesmo quando é rejeitado. O amor trata o seu amado como alguém especial e sagrado mesmo quando suas atitudes ingratas são tudo o que recebe de volta."

Na verdade aqui o autor se inspira em Corintios 13 que diz : "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece" e ainda continua "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Ou seja mesmo que não receba a mesma coisa em troca o amor continua sendo amável, honrando e distribuindo o carinho do qual é feito e se nós amamos o nosso parceiro é isso que faremos e acreditem como tempo esse amor vai entrar no coração dele ou dela também e seu casamento será especial como nunca foi.

********** Desafio de hoje **************

Escolha uma maneira de demonstrar honra e respeito ao seu cônjuge que vá além da sua rotina. Pode ser abrir a porta para ela. Pode ser separar as roupas que ele irá vestir. Pode ser a forma como você ouve e fala com ele. Mostre ao seu cônjuge que ele é altamente honrado aos seus olhos.

0 comments:

Post a Comment