Theme Preview Rss

2° Dia - 0 Amor é bondoso

Providencie o seu livro ou tenha uma forma de consulta, leia o desafio do 2ª Dia na integra e anote as suas conquistas

****************************************************************************************************




"Sejam bondosos e compassivos uns para comos outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo". - Efésios 4:32

Como dissemos no primeiro dia os dois pontos principais do amor são paciência e a bondade e o segundo dia é reservado para a bondade. A bondade é você colocar o amor em prática é fazer algo para melhorar o relacionamento, sem esperar que o seu cônjuge faça a mesma coisa.

Porque sabemos ser bondosos e oferecer um pedaço de pão, sabemos dar um leite, ou uma roupa usada, apenas pensando no bem da pessoa que precisa do afeto, mas quando estamos no contexto de um relacionamento a ordem é sempre toma lá, dá cá?

A bondade oferecida sem segundas intenções traz a gratidão e com ela proximidade das pessoas. Não apenas daquelas que foram beneficiadas com a nossa bondade, mas também daquelas que observam o nosso comportamento. Em Mateus 12:35 temos o seguinte: “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração”, quando nos habituamos a fazer a caridade para com todas as pessoas ela se torna parte do nosso caráter e os frutos surgem. Uma prova disso é que ao sabermos sempre de um bom amigo que está com problemas sempre nos dispomos a procurar uma forma de ajudá-lo.

Como a bondade tem um conceito muito amplo o Autor dividiu em alguns pontos:

Gentileza. Gentileza me lembra sempre do profeta Gentileza do RJ, quando puxava a sua carroça pelas ruas da cidade colocava mensagens de amor e caridade para as pessoas. Não foi à toa homenageado por Gonzaguinha e pela Marisa Monte em suas músicas, uma delas diz assim: “Feito louco pelas ruas com sua fé Gentileza, o profeta, e as palavras calmamente semeando o amor, a vida, aos humanos”. Ser gentil é ter tato para tratar com seu parceiro, como o profeta é calmamente distribuir o amor, mesmo quando tem que repreender. E como já pintou o profeta nas paredes do viaduto do Caju: “Gentileza gera gentileza, amor”.

Prestabilidade. Ser prestativo implica em servir, suprindo as necessidades que o outro tem. Quando Cristo esteve aqui nesta terra ele sempre enfatizou o amor ao próximo e a benignidade entre as pessoas, os discípulos ficaram com ele por três anos e não entenderam até que na santa ceia, ele pegou um pano, curvou-se e lhes lavou os pés. Como assim o mestre dos mestres fazendo o serviço dos servos? Quanta riqueza nesse exemplo. Tem você a mesma atenção com aquilo que o seu parceiro precisa? Está você disposto a renunciar a seu orgulho para atender aquilo que seu cônjuge requer de você?

Boa vontade. Boa vontade quer dizer estar disposto a fazer o bem, não esconder-ser atrás de situações que justifiquem que a vontade que você não tem de fazer aquilo que o amor requer que você faça. Faça da boa vontade a sua companheira, busque motivos para ser feliz e não para ter razão.

Iniciativa. Um cônjuge bondoso não espera ser cumprimentado para dar bom dia, ele é o primeiro a ser aproximar e mostrar carinho, mesmo que ele seja o primeiro a fazê-lo todos os dias. Se a bondade está no nosso coração e se o amor que sentimos é genuíno então ele será mola que nos moverá para oferecermos um abraço ou um sorriso não solicitado.

No livro somos advertidos a pensar no nosso relacionamento e a bondade: “Não foi a bondade uma das principais coisas que uniram você e seu cônjuge em primeiro lugar? Quando se casou, você não esperava curtir a bondade dele para o resto de sua vida? O seu cônjuge não esperava o mesmo de você? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.”

Não espere mais um dia para começar a distribuir de forma prática o amor no seu lar, a paciência que estudamos ajuda a vencer as situações de crise e as boas ações que praticamos com o nosso parceiro melhora o nosso relacionamento porque aumenta a paz e carinho que temos um pelo outro.

Para mim o primeiro dia e este já são preciosas lições para qualquer casamento em dificuldades, se você não conseguir cumprir todos os desafios, mas se ficar fiel à estes dois dias, já verá grandes transformações ao seu lado. E para finalizar eu deixo com vocês algumas das palavras eternas de Gentileza:


“Por que Deus é Gentileza? Porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, Nosso Pai Criador.”

“Quem não veio para servir, não serve para viver, deve desaparecer.”

“Vocês são a flor do meu jardim”



************ Desafio de hoje ***********

Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto inesperado.


* baseado no livro: O desafio de amar, de Alex Kendrick e Stephen Kendrick

0 comments:

Post a Comment