Theme Preview Rss

3°Dia – O amor não é egoísta

Providencie o seu livro ou tenha uma forma de consulta, leia o desafio do 3ª Dia na integra e anote as suas conquistas

****************************************************************************************************

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si próprios. - Romanos 12: 1



A sociedade ocidental é marcada pela máxima de que deve sempre buscar o melhor para si mesmo, e que por isso abrir mãos de seus direitos em prol do outro é ser tolo. Minha sobrinha tem seis anos e saímos com filhos de amigos, no momento do lanche ela soube pedir as bolachas dos outros, mas quando teve que dividir seus morangos fez bico e chorou. O Amor que devemos ter por nosso cônjuge não implica somente em dividir, mas muitas vezes em doar, abrir mão daquilo que pretendemos e queremos para que o outro seja feliz.

Precisamos ter cuidado pra que o egoísmo não plante problemas no nosso casamento, eu vejo este defeito de caráter e outros que vamos estudar como o carneiro que quer comer a rosa, na saga do Pequeno Príncipe, se descuidarmos da rosa o carneiro certamente acabará com ela. Devemos, portanto, ter sempre um pensamento de auto-avaliação: Temos deixado o egoísmo tomar nossas decisões e gerar intrigas onde estamos?

O egoísmo nos torna cruéis com o comportamento do nosso parceiro, queremos sempre que ele esteja ali para fazer a nossa vontade, e normalmente nem é somente a nossa vontade, mas a nossa detalhada vontade, no nosso tempo, do jeito que faríamos ou até melhor do que nós e ainda assim temos a pretensão de sermos amados. A verdade é que é um fardo para qualquer pessoa ter um relacionamento com uma pessoa que vive para si.

O egoísta é tão contrário ao amor que o Autor nos chama a atenção para um ponto importante: “ Um aspecto irônico do egoísmo é que mesmo as ações generosas podem ser egoístas se o objetivo for vangloriar-se ou receber alguma recompensa. Se você faz algo, ainda que bom, para manipular seu marido ou sua esposa, você ainda está sendo egoísta. Na verdade, o ponto principal é a sua decisão entre amar os outros ou amar a si mesmo.”

Lembremos da bondade, da boa vontade e da prestatividade que tem que mover aquele que ama e façamos aquilo é o melhor para o nosso casamento: pensar sempre nos desejos do nosso cônjuge, pois essa é a melhor forma de administrar os conflitos. Amor requer de nós que não tiremos a oportunidade de nosso parceiro de ser feliz.

A Bíblia é muito clara ao colocar que: “Mais bem-aventurada coisa é dar que receber” Atos 20.35. Abrir mão do seu querer para fazer o outro feliz, traz felicidade (bem-aventurado = feliz). Quando percebemos as conseqüências da decisão que tomamos e vemos o outro sorrindo e realizado, sentimos uma sensação impagável de dever cumprido e isso nos fará bem também.

E quando você começar a se desprender para fazer as vontades do seu marido/esposa este ficará grato e você estará abençoando o seu casamento. Um dos maiores filósofos e poetas italianos, Giacomo Leopardi, disse certa vez: “O egoísmo foi sempre a peste da sociedade, e quanto maior, tanto pior foi a condição dela.” Se o egoísmo consegue destruir uma sociedade então é um mal que você deve hoje tirar do seu casamento.


************ Desafio de hoje ***********

Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo. Além de evitar comentários negativos, compre para o seu cônjuge alguma coisa que diga: "eu estava pensando em você hoje".

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão
. (Tiago 3: 16).

0 comments:

Post a Comment