Theme Preview Rss

4º Dia - O Amor é atencioso

Providencie o seu livro ou tenha uma forma de consulta, leia o desafio do 4ª Dia na integra e anote as suas conquistas

****************************************************************************************************

Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. - Salmos 139: 17-18





Amar é verbo, e requer ação eu vou repetir isso várias vezes, não tem como não enfatizar isso se você quer ter um bom casamento. No livro dos desafios como em outros este ponto vez ou outra é citado. Um livro que tenho “O Relacionamento Inteligente”, cuja edição é de 1991, trata do assunto da seguinte forma: “O que a inteligência tem a ver com o amor? A maioria das pessoas acredita que pertencem a dois mundos diferentes. O amor é intuitivo e emocional; a inteligência é racional e deliberativa. Somos dominamos por uma paixão. Decidimos escolher uma carreira. Esta crença nos leva a uma atitude de resignação. Aceitamos o fato de que agimos totalmente e até de modo autodestrutivo quando estamos nas garras do amor. Resistimos à idéia de que podemos aprender a conduzir melhor nossos relacionamentos porque ela nos parece artificial demais. Tememos destruir a aura do romantismo se abordarmos um relacionamento amoroso de modo estratégico ”.

No Desafio de amar o ator nos fala que “o amor pensa”, colocações muito semelhantes sobre o mesmo tema, e esta postura é encontrada em vários livros, de forma que o diferencial que eu vejo no “Desafio” não são os conceitos, mas sim as propostas práticas e a forma como foram distribuídas. Mas vamos voltar ao tema do dia. Este amor que deve ser pensado e praticado de forma racional e inteligente se preocupa em cultivar a atenção para o seu cônjuge.

O alerta é simples devemos tomar tempo para pensar em nosso casamento e ter nosso parceiro sempre em mente em nossas decisões. Devemos olhar para a pessoa que está ao nosso lado com um olhar atento e sensível as chances que temos de fazer essa pessoa mais feliz e demonstrar o sentimento que temos por ela. Quem já assistiu o filme “P.S. Eu te amo” sabe exatamente do que eu estou comentando, o grande diferencial do romantismo do filme é a preocupação que um marido tem em certificar-se que sua esposa será feliz após a sua morte. Com ações de amor e cuidado ele guia a esposa para fora do luto e garante que ela reencontre a felicidade novamente. Quem de nós seria capaz de tamanho desprendimento num momento de doença e dor?

Estar atento ao seu cônjuge implica em estudar seu comportamento, entender suas razões, compreender o que não é dito. O livro descreve a diferença de comportamento que temos nessa área: “Homens, por exemplo, tendem a pensar de forma objetiva e a dizer exatamente o que querem dizer. Não é preciso mais nada para compreender a mensagem. Suas palavras são mais literais e não devem ser analisadas além do que foi dito. Mas, as mulheres falam e pensam nas entrelinhas. Elas têm a tendência de fazer insinuações. Um homem precisa ouvir também o que está implícito se quiser obter o significado completo do que uma mulher diz. Se um casal não tem essa compreensão um do outro, isso pode resultar em desentendimentos sem fim. Ele fica frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica frustrada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.”

Você realmente observa e tenta entender seu cônjuge? Planeje ainda hoje poderá conhecer melhor a pessoa que está ao seu lado e compreender como fazê-la feliz e como fazer com que esta se sinta amada.


************ Desafio de hoje ***********

Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça
outra coisa senão perguntar como ele está e se tem algo que você pode fazer por ele.

"Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês." (Filipenses 1:3).

* baseado no livro: O desafio de amar, de Alex Kendrick e Stephen Kendrick

0 comments:

Post a Comment